Call for papers

Sinopse

Os judeus oriundos de Marrocos e Gibraltar foram um dos mais marcantes grupos de imigrantes que integraram a sociedade cabo-verdiana no século XIX. Apesar de a memória coletiva registar a presença e a influência do grupo, persiste um profundo défice de conhecimento acerca desta experiência histórica. Este fenómeno migratório encontra paralelo em outros espaços atlânticos para onde convergiram, em períodos aparentemente próximos, elementos daquelas mesmas comunidades judaicas provenientes do Norte d’África.

Tais são os pressupostos que levaram o Instituto do Património Cultural (IPC) a organizar uma Conferência Internacional para a abordagem dessa história ainda pouco explorada no que diz respeito a Cabo Verde, mas também aos outros pontos atlânticos que receberam, em simultâneo, elementos dessa mesma comunidade. Assim, sob o título, “Presença Judaica em Cabo Verde (sec. XIX-XX)”, pretende o IPC reunir, na cidade da Praia, investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes áreas disciplinares, que possam contribuir com as suas reflexões para a elucidação desse processo diaspórico. Inscrita como foco de análise, a experiência no arquipélago reclama ser conhecida mais pormenorizadamente, o que implica ser também percebida à luz de outras que acontecem em paralelo, na procura de similitudes, de originalidades e das redes tecidas por esses atores, incluindo novos espaços de conexão.

Eixos temáticos propostos:

  1.  O contexto histórico da emigração dos judeus para o Ultramar dos impérios europeus, no séc. XIX.

  2.  Fatores de atratividade de Cabo Verde face à emigração judaica; experiências coevas.

3.  A contribuição dos judeus na abertura de Cabo Verde às redes de comércio internacional.

4.  Os judeus nas sociedades atlânticas: inserção económica, participação social e influências culturais.

5.  «Resistência»: Práticas sociais e religiosas da comunidade judaica nas sociedades de acolhimento.

6.  Herança judaica: do inventário à estratégia de valorização.

7.  “Judeudescendente”: uma identidade social nas sociedades atlânticas de origem portuguesa? A dinâmica da construção de identidades.

  8.  O hebreu aos olhos do outro: mitos e realidade.

Propostas: resumos até 300 palavras, juntamente com uma curta nota biográfica, a enviar para email: conferenciajudeus@gmail.com

Data limite para submissão das propostas: 15 de Setembro de 2020

Email: conferenciajudeus@gmail.com  

Formulário de inscrição para conferencistas, aqui

Formulário de inscrição para não conferencistas, aqui

Obs: a instituição organizadora garantirá os bilhetes de passagem e alojamento aos conferencistas.